Athros + SFAI participa do Forum of Firms – São Paulo – 2023

Por Audrey Tiemi Yogui

Sócia-Supervisora Auditoria

Rodrigo Oliva

Sócio-Diretor Auditoria

Athros Auditoria e Consultoria + SFAI

Junho 2023

 

Neste ano, o Forum of Firms – FoF-, aconteceu no começo de maio em São Paulo e a Athros + SFAI esteve presente com seu CEO, Pedro César da Silva, e o sócio-diretor de Auditoria, Rodrigo Soldati Oliva. O FoF é uma associação independente de redes internacionais de empresas que realizam auditorias internacionais e tem o objetivo de promover um padrão consistente e de alta qualidade nas Demonstrações Contábeis e práticas de auditoria em todo o mundo.

Nesse evento, foram discutidos diversos temas relevantes para a profissão de auditoria independente, tais como: atualizações de normas internacionais de contabilidade (IFRS), como as firmas estão fazendo para reter os talentos, alternativas de trabalho pós-pandemia, implementação de normas internacionais de contabilidade do setor público.

Um dos assuntos apresentados que mais chamou a atenção foi a atualização geral dos projetos e pesquisas que vem sendo discutida pelo IFRS Foundation e que em breve estará sendo praticada pelos profissionais contábeis, pois elas irão representar mudanças nas normas internacionais de contabilidade (IFRS), tais como método de equivalência patrimonial (IAS 28 Investments in Associates and Joint Ventures), atividades extrativistas e combinação de negócios sob controle comum, arrendamento (IFRS 16 – Arrendamento Mercantil).

No IAS 28 – Investments in Associates and Joint Ventures, três pontos foram avaliados: mudança de propriedade, reconhecimento de perdas e transações com (e entre) patrimônio líquido. Estão em fase de análise a aplicação de princípios e principais questionamentos os pontos que se referem a impairment, impostos diferidos e contingência. Outra novidade que a revisão do IAS 28 trará para os usuários é que as transações efetuadas entre companhias coligadas, quando da elaboração das demonstrações contábeis (DC’s) consolidadas, não serão eliminadas e ficarão registradas nas DC’s, como se fossem realizadas com terceiros.

Em nossa opinião, esse novo conceito vai agilizar o processo de encerramento e elaboração das DC’s, pois os profissionais que a preparam não irão precisar se aprofundar nesses números, operações e informações, ganhando assim tempo para a preparação das DC’s com maior qualidade em assuntos mais complexos que requerem uma atenção especial.

Além disso, o IFRS está em fase de revisão pós-implementação de normas como, IFRS 9 – Classificação e Mensuração, IFRS 9 – Impairment, IFRS 15 – Receita de Contratos com Clientes, IFRS 16 – Arrendamento Mercantil e IFRS 9 – Hedge.

Tudo indica que após a conclusão dos processos de avaliação e aprovação por parte do IFRS, tais mudanças serão convergidas para o Brasil através de seus CPC´s correspondentes.

É de extrema importância que os profissionais da área contábil estejam sempre em busca de novas atualizações sobre as normas emitidas, uma vez que essas estão em constante mudança, diferentemente da situação vivida no passado, quando dificilmente ocorria atualização/modificação das normas contábeis. É pela busca de conhecimento que a equipe da Athros + SFAI sempre participa de fóruns e eventos.

Compartilhe nas mídias:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Comente o que achou: