Como trabalhar a saúde mental dos colaboradores e gerar sustentabilidade nas organizações

Por Marcelo Bueno

Especialista em Gente & Gestão

Athros Auditoria e Consultoria

 

De acordo com o IHME – Institute for Health Metrics and Evolution, a prevalência global de transtornos mentais em 2019 atingiu 970 milhões de pessoas, com destaque para os transtornos de ansiedade (31%) e transtornos depressivos (28,9%).

Assim, é provável que os gestores de organizações venham sendo impactados na produtividade de suas equipes por conta do aumento na incidência de burnout ou ainda por terem que administrar um maior número de conflitos causados pelos comportamentos das pessoas dentro do ambiente de trabalho.

Existem diversos transtornos mentais, com apresentações diferentes. Eles geralmente são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos anormais, que também podem afetar as relações com outras pessoas. Os determinantes da saúde mental e transtornos mentais incluem não apenas atributos individuais, como a capacidade de administrar os pensamentos, emoções, comportamentos e interações com os outros, mas também fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais, como as políticas nacionais, a proteção social, padrões de vida, as condições de trabalho e o apoio comunitário.

Alguns fatores que contribuem para os transtornos mentais são o estresse, genética, nutrição, perigos ambientais, eventos traumáticos e luto.

A saúde mental nas organizações é importante, uma vez que o ambiente de trabalho pode afetar significativamente a saúde mental dos funcionários.

Organizações que se preocupam com a saúde mental de seus funcionários são mais propensas a ter profissionais mais produtivos e satisfeitos. Uma cultura de trabalho que prioriza a saúde mental pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promover a resiliência e a capacidade de lidar com pressões, além de prevenir a exaustão profissional.

Algumas práticas que podem ser adotadas pelas organizações para promover a saúde mental de seus funcionários incluem:

 

  • Criar um ambiente de trabalho que promova o bem-estar emocional e mental dos funcionários.
  • Oferecer programas de suporte e aconselhamento de saúde mental aos funcionários.
  • Incentivar a busca de ajuda para problemas de saúde mental e eliminar estigmas relacionados à saúde mental.
  • Oferecer flexibilidade no trabalho, como trabalho remoto ou horários de trabalho flexíveis.
  • Promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.
  • Proporcionar um ambiente seguro e saudável para os funcionários, incluindo a prevenção de assédios moral e sexual.
  • Oferecer treinamento e capacitação para gerentes e supervisores para ajudá-los a reconhecer e lidar com problemas de saúde mental dos funcionários.

 

Esse tema deve ser debatido dentro das organizações com um olhar estratégico, em que pesquisas mostram que 86% dos empregados tratados melhoraram sua produtividade; o número de profissionais com doença mental incapacitados para o trabalho caiu pela metade após 3 semanas de tratamento; e após 21 semanas de tratamento, 65% não estavam mais incapacitados. (Finkelstein et al, 1996; Jones & Brown, 2003)

Uma solução a ser considerada é desenvolver internamente na organização o papel do socorrista em Saúde Mental com objetivo de prevenir o agravamento de problemas de saúde mental a sua volta e socorrer pessoas em situação de crise de saúde mental.

 

Esse papel capacitará os profissionais para:

 

  • Aumentar o conhecimento em problemas de saúde mental.
  • Eliminar mitos e desinformação e reduzir o estigma.
  • Auxiliar no suporte de uma cultura organizacional saudável.
  • Aumentar o encaminhamento precoce para intervenções apropriados.
  • Diminuir o escalonamento e agravamento de problemas de saúde mental.
  • Trazer resultados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

Os benefícios para as organizações são:

 

  • Prevenção de Burnout.
  • Redução de ausências e afastamentos.
  • Cumprimento da legislação de saúde no trabalho.
  • Maior engajamento e satisfação dos colaboradores.
  • Demonstração de responsabilidade social.

 

Existem várias razões pelas quais a Saúde Mental é relevante para o local de trabalho. Em primeiro lugar, os problemas de saúde mental são comuns no local de trabalho e tendem a afetar as pessoas durante os primeiros anos de trabalho. Em segundo lugar, os problemas de saúde mental podem ter um impacto significativo na produtividade e podem afetar a capacidade de trabalho de uma pessoa quando não são tratados. Em terceiro lugar, muitas pessoas não procuram ajuda profissional adequada. Finalmente, colegas de trabalho e gestores estão em uma boa posição para detectar os primeiros sinais e sintomas de um problema de saúde mental em um colega. Fornecer primeiros socorros de saúde mental quando um colaborador apresenta os primeiros sinais e sintomas de um problema de saúde mental é importante, pois pode ajudar a pessoa a retornar rapidamente ao seu desempenho normal. Não fazer isso pode levar ao agravamento do problema ou ao surgimento de uma crise.

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