Por Danila Maria Bernardi Aranon
Sócia-Diretora BPO
Athros Auditoria e Consultoria
O BPO – Business Process Outsourcing, mais comumente, chamado de terceirização da área contábil, fiscal e trabalhista, sempre foi uma alternativa para as empresas de pequeno e médio porte que não objetivam investimentos em ERP´s e em estrutura interna que possa suprir tal demanda, a qual exige controle, conhecimento, análises e segurança nas informações.
Todavia, apesar da estrita relação que existe entre as áreas supracitadas e a área financeira, sempre houve uma resistência por parte dos empresários e administradores em “terceirizar” o financeiro, com a ilusão de que se o financeiro está “dentro de casa” há mais domínio da empresa como um todo.
Entretanto, nos últimos anos, vem se intensificando no mercado o conceito e a procura pelo chamado BPO Financeiro.
Mas o que de fato representa o BPO Financeiro?
Podemos elencar suas principais funções, quais sejam:
- Diagnóstico do cenário financeiro atual da empresa;
- Planejamento, controle e execução do fluxo de caixa;
- Gerenciamento dos pagamentos de fornecedores e demais terceiros, inclusive com a finalização do pagamento no banco ou o input das operações apenas para a autorização do administrador;
- Controle diário/semanal/mensal de contas a pagar;
- Emissão de notas fiscais de saída e de serviços;
- Emissão de boletos e envio aos clientes;
- Controle diário/semanal/mensal de contas a receber;
- Gerenciamento do pagamento da folha de empregados e autônomos;
- Conciliações bancárias diárias;
- Execução da cobrança;
- Elaboração de relatórios financeiros;
- Elaboração e acompanhamento dos índices financeiros;
- Análise de créditos;
- Controle de investimentos;
- Relacionamento direto com a contabilidade/fiscal/RH; e
- Gestão de documentos.
Como se pode observar, há uma vasta relação das obrigações relacionadas ao departamento financeiro, que exigem muito cuidado, responsabilidade e tempo para serem executadas.
O BPO Financeiro surge como uma excelente alternativa para as empresas no sentido de minimizar todos os riscos envolvidos nas aludidas operações.
Ademais, a terceirização de processos no financeiro, diferente das outras áreas já citadas, permite a flexibilização de quais processos precisam ser terceirizados e quais a empresa não se sente confortável em fazê-lo, ou seja, a empresa pode optar pelo BPO parcial ou total, sem que o sucesso e eficácia sejam comprometidos.
A grande pergunta que ecoa diante dos fatos é: quais os benefícios que a empresa tem em adotar o BPO Financeiro?
Além da esperada redução de custos com mão de obra, sistemas e horas de análise, pode-se citar a organização dos processos por pessoas especializadas no assunto e que agregarão uma visão estratégica dos fluxos financeiros.
A praticidade de se ter em mãos as análises de índices e relatórios financeiros que trarão clareza sobre a saúde financeira da empresa com o intuito de auxiliar na tomada de decisões para novos investimentos, novos empreendimentos ou até mesmo para a necessidade de captação de recursos no mercado, sem dúvida, é um grande benefício também.
As vantagens são inúmeras, mas o maior benefício que podemos destacar é sem dúvida nenhuma o tempo que o empresário ou administrador poderá dedicar ao seu negócio, à sua atividade-fim.
Nos dias que vivemos, a sobrevivência da empresa é uma missão extremamente difícil e a saúde financeira é o centro das atenções. Poder contar com profissionais dedicados e qualificados para essa administração e focar no core business, na busca por melhorias e novos desenvolvimentos é certamente a receita garantida para o sucesso que todo empresário almeja!